Aqui são edições, selecionadas pela owner/fundadora do grupo Amor em Palavras em 30 de março de 2004,também pode haver edições de grupos amigos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013








Galicia, terra meiga
Ao redor das fogueiras a simbologia encontra sua máxima expressão, meio ao fogo se canta, dança-se, come-se e sobretudo se bebe. Ritos e tradições, crenças e crendices se entremezclan nesta noite mágica, na que o fogo, símbolo purificador e protetor, converte-se no protagonista. Salta-se acima das fogueiras ao grito de meigas “fóra” para espantar os maus espíritos. Desfruta-se da festa através da gastronomia, daí que sejam tão populares as “sardiñadas” e churrascadas populares, bem como a degustação de chorizos e vinho do país, arrematando-se com a típica "Queimada e o consiguiente conxuro", para afastar os males e afugentar os maus espiritus.
 
São especialmente famosas as Festas de San Juan da Coruña, capazes de reunir nas praias de Riazor e Orzaán a mas de cem mil pessoas, declarada Festa de Nacional.

Habelas Hainas 
Existem numerosas tradições e lendas que fazem desta noite, a noite mais mágica do ano: Espantar às meigas, ramo de San Juan, banho em media noite para cumprir o rito purificador do banho das nove ondas.
---------------------------------------------------------------------
Ritos e tradições, crenças e crendices se misturam em Galícia durante a noite do 23 ao 24 de junho. E é que a memória coletiva da Terra “Meiga” tem acumuladas histórias vivas, muitas delas conservadas graças à tradição oral e às festas que se transmitiram de geração em geração e que hoje gozam da urgência de próprios e estranhos. …Contam as lendas que, quando se põe o sol que alumia o dia do 23 de junho, as “lareiras” das bruxas se convertem em improvisados laboratórios onde potes, ungüentos e conjuros se misturam em combinados conjuros e como preâmbulo de seu vôo noturno.

Mas também “hailas” que decidem receber o solstício ao amparo dos morros, numa barca que sulca o mar ou em reuniões em descampados, grutas, rios e riachos, bem como em campos despejados. Daí que até no lugar mais recôndito de Galícia se acenda uma fogueira como símbolo purificador e protetor. É o fogo que, uma vez feito brasas, salta-se ao grito de Bruxas “fóra” com o fim de afastar os males que possam avecinarse. 

É, pois, ao redor de uma fogueira onde a simbologia encontra sua máxima expressão e presença popular: reunidos em torno do fogo, canta-se, dança-se, come-se e se bebe com o fim de afugentar aos maus espíritos.

 Kassandra é representante oficial / internacional do grupo Amor em Palavras
Kassandra enviou o material acima para o grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário