Aqui são edições, selecionadas pela owner/fundadora do grupo Amor em Palavras em 30 de março de 2004,também pode haver edições de grupos amigos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Permita-se apreender as lições necessárias...





Que lhe conceda o Senhor,
a Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não pode modificar,
Coragem para modificar aquelas que pode,
e Sabedoria para que consigas distinguir umas das outras.
(Adaptado de Reihold Niebuhr)

Bom Dia!


Que você inicie esta semana, esta nova jornada com muita paz e serenidade, com a mente aberta, ao aprendizado necessário.

Falando em aprendizados, desejo que você pense e reflita comigo:
Quais são suas principais fontes de aprendizado?

Pois, de certo modo, todos procuram de alguma forma aprender algo novo com alguém, com algum fato, acontecimento ou situação, que permita enriquecer a vida.

Claro que algumas pessoas são digamos, mais seletivas, quanto ao o que lhes proporciona um real aprendizado para vida.

É como aprender a ser feliz!
Nessa questão: a Felicidade, que surgem muitas dúvidas, sobre onde, com quem e como aprender “a ser Feliz”.

Se, nem os filósofos mais eruditos conseguiram definir bem este assunto.
A maioria deles tratou mais dos defeitos do ser humano do que encontrar soluções para os dilemas existenciais.

E é talvez por isso que as religiões levam certa vantagem sobre o raciocínio mais cético quando o assunto é "se sentir feliz".

Bem, quanto a Felicidade?
Eu definiria mais como uma "sensação", aquela satisfação de dever cumprido ao ajudarmos
uma pessoa em apuros e nem nos darmos conta de quem era ou se iria agradecer pela ajuda recebida.

Também a sensação de quando encontramos uma pessoa querida por afinidade não por interesse ou ainda o sentimento de se sentir útil e importante.
De fazer a diferença.

Eu acredito que Felicidade está ligada ao seu objetivo na vida (os sonhos de cada um) e que esse objetivo vise o bem-estar ou progresso da coletividade.
Por que um objetivo egoísta que só traga malefícios para quem estiver perto não faz ninguém ser feliz.
É o manter a mente ligada em sentimentos e pensamentos alegres e solidários.

E o que na realidade impede esse “Ser Feliz”?

Talvez, eu digo talvez o maior obstáculo que temos em nosso caminho para encontrar a felicidade ainda sejamos nós mesmos.

Veja nesta pequena fábula budista, sobre os aprendizados possíveis nos momentos mais improváveis.

Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação e ele respondeu:

"Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido e o mestre contou:

Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e estava parado em frente a um lago de águas muito limpas.
Toda vez que ele ia beber, via sua imagem refletida e pensava ser outro cão, então se assustava e recuava.
O cachorro, então, fez uma cara de assustado e a imagem o imitou.
Ele fez cara de bravo e a imagem novamente o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água.

Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Finalmente, a sede era tamanha que abandonou o medo e se atirou para dentro do lago, com isso o reflexo desapareceu.
Assim o cão observou que o obstáculo (que era ele próprio), a barreira, entre ele e o que buscava havia se desaparecido.

Da mesma forma, meu obstáculo se desvaneceu quando eu soube que aquilo que eu pensava ser eu mesmo, era o próprio obstáculo.

Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.
E, ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Assim o meu caminho foi-me mostrado, primeiro, pelo comportamento de um cão.
Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

Somente uma pessoa a caminho da iluminação consegue tirar uma lição de vida das coisas mais simples.

Um homem que está pronto para aprender pode aprender de qualquer lugar.
Outro que não está pronto não consegue aprender mesmo de um Buda.
O Caminho do aprendizado depende de você.

Um cão pode se transformar num deus, se você estiver pronto a aprender, estar pronto para aprender significa estar aberto a todas possibilidades, sem preconceito.

De outro modo...
Quem observaria um cão?

Pense Nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário