Páscoa X Libertação
A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.
No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída
do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com
ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família
contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e
dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia;
os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).
Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte vicária
(substitutiva, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção) de Cristo,
bem como a promessa de ressurreição e 2a vinda (parousia).
Segundo a fonte da Internet (www.zog.com.br) "em 325 d.C., o Conselho de Nicea,
composto por membros da Igreja católica, criou a Tabela eclesiástica, baseada
na "Lua Eclesiástica", imaginária. Na verdade, o Dia da Páscoa, e o primeiro
Domingo depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do
Equinócio, que é quando o sol passa por sobre a linha da Equador.
A Quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a Terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quaresma." Portanto a celebração da Páscoa é móvel de ano para ano (2000-em 23/04; 2001-em 15/04; 2002-em31/03; 2003-em 20/04; 2004-em 11/04; 2005-em 27/03)
Fica uma questão central: Qual o seu verdadeiro significado religioso e político da
páscoa para hoje ?
Quando partimos destes pressupostos teológicos, podemos afirmar que:
1. A Páscoa tem o sentido de libertação. O maior ato de injustiça é a forma com que
um ser humano subjuga o seu semelhante, através da escravidão. Hoje existem várias
formas de escravidão: o salário mínimo de FHC de R$ 180,00; a obscuridade dos gastos públicos, bem como prestações de contas duvidosas (Quem sabe que com a Lei de Responsabilidade Fiscal isto possa ser modificado ?), a corrupção e impunidade nos
altos escalões do Governo, a ganância pelos juros dos empresários sonegadores
e corruptos, etc. Diante da falta de responsabilidade social dos líderes judeus de sua
época, Jesus afirmou: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes (injustiça social) a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" Mat.25:40. E o destino destes que escravizam é o "fogo eterno". Mas aos pequeninos, disse Jesus:
"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32
2. A Páscoa tem o sentido de ressurreição. Jesus disse que ele mesmo é a
ressurreição e a vida (João 11:25). A ressurreição hoje é a possibilidade do
operariado sair de seu flagelo social e ter uma condição digna de sobrevivência
e quando as distribuições de riquezas são mais justas. Se nós pudéssemos reduzir a população do mundo inteiro a uma aldeia de 100 pessoas, mantendo as proporções
de todos os povos existentes no mundo, esta aldeia seria composta desta forma: 57 asiáticas; 21 europeus; 14 americanos (América do Norte e Sul); 8 Africanos,
52 mulheres; 48 homens; 70 não seriam brancos; 30 seriam brancos; 70 não seriam
cristãos, 30 seriam cristãos, 59% da riqueza no mundo seria possuída por 6 pessoas
e todas elas seriam norte-americanas; 80 morariam em casas sem nenhuma condição
de habitação, 50 sofreriam de desnutrição, 1 estaria para morrer, 1 estaria para nascer,
1 possuiria um computador, 1 teria concluído o curso superior. Para e pense sobre isto.
3. A Páscoa tem sentido de renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos
vida e vida em abundância (João10:10), bem como vida eterna (João 3:16)
"Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e
eis que tudo se fez novo" II Cor.5:15. Renovação hoje, significa condições mínimas de educação, saúde, trabalho e habitação.
Nossa conclusão é uma oração: "Ó Senhor, nosso Deus, dá-nos a graça de te desejar com todo o nosso coração; e que o nosso desejo nos leve a buscar-te e a encontrar-te; e que, encontrando-te, possamos amar-te. E que, amando-te, possamos odiar aqueles pecados de que nos redimistes." Santo Anselmo.
© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.
trabalho enviado by Nilma Batista no grupo/yahoo Multilistalivre
em 27/03/2013
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